Indígenas são vítimas de racismo e agressões no campus da UFSM

Indígenas são vítimas de racismo e agressões no campus da UFSM

Foto: Gabriel Haesbaert, BD 01/03/2018

Fato teria ocorrido na Casa Indígena da UFSM

Um casal de amigos, com idades de 18 e 19 anos, foi vítima de agressão física e injúria racial por volta das 7h30min de sábado (22), na Casa do Estudante Indígena da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).


De acordo com o relato, dois jovens que estavam no local teriam chamado a vítima de 18 anos de "macaco" e feito gestos imitando o animal. Em seguida, os suspeitos teriam proferido ofensas, dizendo que as vítimas eram índios, não valiam nada e eram lixo.


Posteriormente, os agressores partiram para a violência física, agredindo um dos jovens com socos. Na tentativa de defender o amigo, a jovem de 19 anos também acabou sendo agredida ao tentar afastar os agressores.


O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e será investigado pela Delegacia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância (DPICOI) de Santa Maria.


Por meio de nota, a assessoria de imprensa da ​Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). informou que ao tomar conhecimento do aso, acionou a polícia para registro de ocorrência, e que irá investigar o caso através de um processo administrativo, a fim de identificar e punir os responsáveis,


Confira a nota abaixo:

"A gestão da UFSM foi informada sobre a ocorrência de uma suspeita de agressão e imediatamente chamou as instâncias policiais para registro de ocorrência e apuração dos fatos. Internamente, será aberto processo administrativo para apurar fatos e responsabilizações."

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Rafael Menezes

rafael.menezes@bei.net.br

Final de semana é marcado pela violência em Santa Maria; homicídios chegam a 43 no ano Anterior

Final de semana é marcado pela violência em Santa Maria; homicídios chegam a 43 no ano

Produtor rural cai em golpe e perde R$ 22 mil em negociação de gado em Santa Maria Próximo

Produtor rural cai em golpe e perde R$ 22 mil em negociação de gado em Santa Maria

Polícia/Segurança